segunda-feira, 1 de março de 2010

O sitema solar



O Sistema Solar é constituido por oito planetas principais:
Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Saindo da Terra e indo em direção ao Sol, o primeiro planeta que encontramos é Vênus.

De vista até parece com a Terra, são mais ou menos do mesmo tamanho. Mas Vênus possui uma atmosfera irrespirável e é circundada por uma pesada nuvem, que torna sua superfície muito quente para que haja vida por lá (pelo menos é o que se acredita até hoje...).

Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.Esse pequeno planeta lembra a Lua, com sua superfície cheia de crateras.

Mas aqui o calor e o frio são insuportáveis, oscilando entre 430 graus Celsius no lado iluminado pelo Sol e -170 graus Celsius no lado escuro.

Terra, quinto maior planeta do Sistema Solar, a Terra vista do espaço é uma esfera azul com manchas marrons e verdes (que são os continentes)

Marte, o quarto planeta mais próximo do Sol e que, junto com os outros três, integra o grupo dos planetas rochosos do Sistema Solar.

Júpiter é o maior dos planetas, "apenas" mil vezes menor que o Sol, e possui vários anéis e satélites.Como sua rotação é muito rápida, formam-se fascinantes estruturas de nuvens.

Saturno, seu sistema de anéis de Saturno é muito fino, com menos de um quilômetro de espessura, mas se estende por mais de 420 mil quilômetros além da superfície do planeta.Como se não bastasse, Saturno é também o planeta com maior número de satélites, mais de 20 identificados até agora.

Urano, o terceiro maior planeta do Sistema Solar.Constituído por uma mistura densa de diferentes tipos de gelo e gás ao redor de um núcleo sólido, Urano possui uma atmosfera com traços de gás metano, responsável por sua cor azul-esverdeada.É rodeado por 11 anéis, compostos pela matéria mais escura do Sistema Solar, e por 15 luas conhecidas, todas de gelo.

Netuno, oitavo planeta do Sistema Solar.Quatro vezes maior do que a Terra, ele tem quatro satélites principais e, como Saturno, também possui anéis, que só foram detectados em 1977!É o último dos grandes planetas gasosos, composto principalmente por hélio e hidrogênio.

Há suspeitas de que exista um planeta ainda não identificado, que por enquanto é conhecido pelo misterioso nome de Planeta X.

Bem, mas vamos deixar esse mistério para os cientistas e voltar para casa sãos e salvos.

Fonte:www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/astronomia/planetas.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário